terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Relações Públicas e Produção cultural



 Esse é o esquema de trabalho para entender as Relações Públicas na produção cultural. Estamos partindo dessa análise para criar uma proposta reflexiva das Relações Públicas no campo cultural.

ps.: primeira versão do esquema. Uma noção mais detalhada com base nos resultados iniciais será apresentada em breve.
ps2.: a proposta que estamos estudando tem uma circularidade que não foi graficamente representando nesse esquema.

 Pesquisa: As Relações Públicas na produção cultural: profissão e estratégia
 Registro: 08.004.13 - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

 RESUMO A cultura possui diversas definições e aplicações ao longo da dinâmica social. Processos socioculturais, políticos e econômicos provocaram (re)configurações na definição e no uso do termo. Desde uma cultura pensada criticamente dentro do processo de mercantilização até noções mais ponderadas e atuais como uma noção de recurso para o desenvolvimento econômico, político ou social. Pode-se pensar num processo de transformação em recurso dentro de uma lógica de produção, distribuição e consumo da cultura que enseja o trabalho de mediação dos chamados gestores da cultura ou administradores culturais. A produção cultural é um processo de produção, distribuição e consumo de formas materiais e simbólicas. De maneira particular, a produção e a distribuição tem uma relação interna voltada para um sistema cultural formado pela criação, organização e divulgação (RUBIM, 2005). A profissionalização dessa área está voltada para essas atividades. Há diversos grupos de profissionais atuando na área, tais como: advogados, economistas, administradores, historiadores, comunicadores, museólogos e antropólogos. Nessa dinâmica se insere o profissional de Relações Públicas. Por suas ações (pesquisa, assessoramento, coordenação, planejamento, execução) de mediação e relacionamento entre organizações-públicos, este profissional dispõe de habilidades para atuar na área cultural. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é compreender a atuação do profissional de Relações Públicas na produção cultural em termos profissionais e estratégicos da atividade e com isso contribuir para as reflexões e projetos do curso de Relações Públicas com ênfase em Produção Cultural da UNIPAMPA. Através de pesquisa bibliográfica e documental o trabalho foi dividido em três partes principais. Num primeiro momento busca-se apresentar um conceito para produção cultural. Logo após busca-se compreender a profissionalização da cultura e, por fim, definir as ligações possíveis entre o profissional e a atividade de Relações Públicas e a área cultural. A pesquisa contará com a atuação de diversos pesquisadores e profissionais da área de Relações Públicas que estão ligados ao campo da produção cultural no Rio Grande do Sul e no Brasil.

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