domingo, 25 de dezembro de 2011

“Vida de gaúcho campeiro: cultura regional, mídia e desenvolvimento”


A obra é o resultado de uma pesquisa realizada no interior do Rio Grande do Sul no ano de 2009. O livro apresenta um estudo, de cunho antropológico, estruturado a partir de viagens aos municípios de Dom Pedrito, Rosário do Sul e Quaraí, com o intuito de compreender a vida atual dos gaúchos campeiros.
            O livro procura desvendar a vida dos campeiros pela ótica da cultura e da presença das mídias (TV, DVD, celular, etc.), para, assim, compreender a construção do desenvolvimento. O texto torna-se um exemplo do renovado interesse acadêmico em conhecer melhor essa figura enigmática da cultura regional da fronteira Sul do Brasil.
            Para o professor doutor em história, Sílvio Marcus de Souza Correa, o livro destaca-se pelo “caráter inovador ao procurar compreender o gaúcho e seu mundo para além da dicotomia estanque entre tradição e modernidade. No olhar do jovem pesquisador, a imagem cristalizada ou estereotipada do gaúcho não aparece colada à sua retina. O gaúcho se evidencia pelos sinais de mudança daquele arquétipo. O ambiente doméstico do gaúcho também não escapa ao olhar perscrutador de Martins, que penetra num espaço socioeconômico e cultural em transformação”.
            Tiago Costa Martins escreveu o livro a partir de seus diários de viagem, proporcionando um texto de base científica, mas de leitura não restrita ao meio acadêmico. Karla Muller, doutora em comunicação, aponta que a discussão é instigante e a fundamentação teórica bem embasada; ambas ficam diluídas, parecendo mais uma ‘contação de histórias’, o que torna a leitura agradável. O olhar do autor é atento e crítico, demonstrando encantamento com o objeto e, ao mesmo tempo, o distanciamento necessário para a produção de um bom relato reflexivo. Há singularidades no estudo que merecem chegar ao conhecimento público para serem utilizadas como fonte referencial a outras pesquisas; mas este estudo também serve perfeitamente como uma obra com toques literários, que a torna agradável a qualquer leitor, sendo este ligado ou não à Academia”.
            A obra possui 124 páginas e está sendo lançada pela Paco Editorial, Jundiaí, São Paulo. O preço de capa será R$25,00 e poderá ser adquirido pelo site www.pacoeditorial.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário