segunda-feira, 17 de agosto de 2009

(Re) Pensar o desenvolvimento de Itaara (RS)



A realização deste caderno de estudos representa uma interação disciplinar para o debate em torno da história/cultura, geografia, turismo e economia no município. Numa concepção prática, o debate inicial surgiu com a pequena apresentação do seminário (Re) Pensar o Desenvolvimento de Itaara, realizado no dia 08 de outubro de 2007, na Escola de Ensino Médio de Itaara, pela iniciativa de alguns acadêmicos de graduação e pós-graduação com o objetivo de divulgar as produções científicas que tratam do município. As observações realizadas durante as apresentações sugeriram a organização do conteúdo em forma impressa, com o objetivo de socializar o conhecimento produzido pelo grupo de acadêmicos.

A publicação desta coletânea de artigos cujo único objetivo é divulgar os estudos realizados sobre Itaara que, de uma forma ou outra, possam contribuir para uma sociedade mais justa e igual. Vale lembrar, sempre, que tais estudos não possuem a pretensão de representarem uma verdade absoluta da realidade, mas sim, são formas e interpretações para melhor compreendê-la. Que este trabalho seja o primeiro volume deste “Caderno de Estudos”.

Sumariamente pode-se dizer que o primeiro artigo salienta a formação territorial de Itaara a partir da inserção num contexto macro da história do Rio Grande do Sul, que é ulterior ao processo de colonização. Busca através dessa interpretação histórica demonstrar a cultura e o desenvolvimento do território.

O segundo trabalho é o resultado de dados geoprocessados que apresentam as áreas de declividade do solo no município, fazendo um elo entre relevo, meio ambiente, forma de ocupação e desenvolvimento.

Já o terceiro estudo introduz noções econômicas que buscam compreender o desenvolvimento como um processo e uma cadeia de relações, na qual não pode ser renegada a história e a geografia do território. Além de demonstrar o desenvolvimento como diálogo.
Por fim, o último estudo é uma perspectiva de desenvolvimento para Itaara que encontra no turismo sua base. Através da identificação de “gargalos” e potencialidades, apresenta um plano inicial de atuação do turismo como fonte de desenvolvimento sustentável.

Ademais, se não fosse pela excelente receptividade conferida pelos vereadores da legislação (2005 – 2008) esse projeto não teria sido realizado. O senso de compromisso e a vontade de disponibilizar uma vida melhor a todos munícipes de Itaara fizeram dos vereadores o baluarte deste Caderno. Tal atitude deve ser destacada e utilizada como um verdadeiro exemplo de governantes que pensam, mas principalmente, agem pela sua comunidade. A eles, nosso muito obrigado.

PARTICIPANTES

Mirele Milani da Silva
Viviane Chaves Martins
Marcos Paulo Dhein Griebeler
Tiago Costa Martins




Nenhum comentário:

Postar um comentário